Casa bem arejada

Para aliviar o calor tropical de nosso país, uma casa bem pensada e ventilada faz toda a diferença, inclusive afeta o bem-estar da sua família. Ambientes mal ventilados e abafados podem acumular ácaros e bactérias que podem ser nocivos à saúde. 

A Ouro Branco separou alguma algumas dicas para pensar em uma casa bem arejada e, consequentemente, mais fresca. 

JANELAS

Se você estiver construindo sua casa, é muito importante avaliar o melhor posicionamento das janelas e portas de acordo com a direção dos ventos e o posicionamento do sol durante o ano. Caso a residência já esteja construída e com posicionamento desfavorável é possível usar técnicas de sombreamento beirais, pergolados ou vegetação para proteger a casa do sol.

PISO

Os pisos frios são mais fáceis de limpar e mantém a casa mais fresca. Podem ser molhados e, por essa razão, são mais usados em áreas maiores e de circulação. A escolha de material é importante, pois algumas matérias-primas não dissipam o calor e tornam o ambiente mais abafado. Pisos de madeira e carpetes, por exemplo, apesar de deixar o ambiente mais aconchegante, também o torna mais abafado e escuro.

ILUMINAÇÃO

A iluminação é capaz de influenciar na sensação térmica, pois a luz artificial também produz energia térmica, que deixa os ambientes mais quentes. Lâmpadas frias, como as fluorescentes e de LED, consomem menos energia, tem maior durabilidade, são recicláveis e não emitem calor, sendo uma opção mais inteligente e sustentável para a iluminação da sua casa. Ter um projeto luminotécnico adequado para o espaço também economiza energia e evita falta ou excesso de iluminação em determinados ambientes.

DECORAÇÃO E PAISAGISMO

Na decoração dê preferência aos tecidos naturais em cortinas e estofados, pois eles ajudam a absorver o calor e a manter a temperatura agradável. Diminuir a quantidade de móveis nos cômodos aumenta a circulação de ar e torna o ambiente mais fresco. A pintura com cores claras, que refletem menos calor e aproveitam melhor a luminosidade também ajuda a deixar o ambiente mais arejado. Se você tem um quintal ou um jardim bastante espaçoso, árvores ou plantas, como trepadeiras, formam sombras e deixam o ambiente mais fresco. 

Construa a casa dos seus sonhos com a Ouro Branco! Contamos com uma equipe especializada e projetos inteligentes, com acompanhamento em todas as etapas da obra, para que você não tenha surpresas desagradáveis.

Mande uma mensagem que entramos em contato com você!

*Fonte: www.shiota.arq.br/blog/casa-bem-ventilada/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *