INOVAÇÃO E TECNOLOGIA

Com mais de 8 anos de pesquisa e desenvolvimento no Brasil e no Exterior, a OURO BRANCO desenvolveu um produto único e diferenciado, visando atender ao exigente mercado de construção civil brasileiro com tamanho e formatos especiais.Seu processo de fabricação é baseado no premiado modelo alemão, que vem sendo aprimorado durante os mais de 40 anos de existência.

Blocos pré-moldados de gesso especial, fabricados por processo de moldagem, apresentando acabamento perfeito nas suas superfícies. Assim, os blocos se encaixam perfeitamente e, após a montagem da parede, obtém-se uma superfície plana e pronta para receber o acabamento.

Os blocos apresentam duas faces planas e lisas não necessitando reboco ou chapisco para dar o acabamento final.

Utilizados na construção de divisórias internas ou paredes estruturais de inúmeras edificações, apresentam ranhuras e lingüetas para facilitar seu encaixe no sistema macho e fêmea.

O produto é fabricado em dois tamanhos: 20x50x14cm e 20x39x14cm, apresentando alvéolos que diminuem seu peso,melhoram o isolamento térmico e acústico das paredes alem de facilitar a passagem de colunas internas e dutos hidráulicos e elétricos.

A utilização de alvenaria em blocos de gesso em substituição ás tradicionais alvenarias em blocos cerâmicos ou de concreto se constitui em uma alternativa viável na vedação vertical de edifícios.

Do ponto de vista do comportamento estrutural, as vedações em alvenaria em blocos de gesso mostram resistência e rigidez superior que as construídas com blocos cerâmicos argamassados, correspondendo a um melhor comportamento no travamento as movimentações horizontais da estrutura.

Além disso, por serem mais leves sobrecarregam menos a estrutura conduzindo a uma economia em torno de 30% no concreto da fundação e 15% das armaduras da superestrutura.

Do ponto de vista da sustentabilidade a adoção de alvenarias de blocos de gesso conduzem a uma redução em torno de 16% na energia interna incorporada dos materiais utilizados na estrutura, 63% da energia elétrica utilizada na mistura e transporte interno dos materiais e mais de 53% na água utilizada na construção dessas divisórias em relação as construídas com blocos cerâmicos argamassados.

Em virtude do tamanho do bloco, da facilidade de montagem, aliado a precisão dimensional e de encaixe, a produtividade média para elevação das paredes é de 35m² homem/dia.

A cola de gesso utilizada na união entre blocos possui excelente trabalhabilidade durante a execução, após seca possui uma excelente resistência mecânica e aderência, possibilitando uma união perfeita entre blocos e entre o bloco e demais materiais.

O processo de fabricação industrial dos BLOCOS DE GESSO OURO BRANCO garantem estabilidade dimensional, angularidade, encaixes extremamente precisos, facilidade e rapidez de execução e a obtenção de uma parede com superfície perfeitamente limpa e lisa, aumentando a segurança e o conforto das edificações, sejam estas novas, ou reformadas.

Tamanho Diferenciado

Após vários anos de teste, a OURO BRANCO encontrou o tamanho ideal para o produto, visando melhor adaptabilidade, instalação, manuseio e resistência.

Resistência Mecânica

Adição de resinas, materiais e selantes importados e de alta qualidade, bem como outras substâncias, condicionam meios para que o produto venha a obter uma resistência mecânica absolutamente superior a do bloco convencional de concreto.

Dutos

Dutos circulares que diminuem seu peso, melhoram o isolamento térmico e acústico das paredes alem de facilitar a passagem de colunas internas e infra hidráulica e elétrica.

Encaixes

O sistema de encaixe desenvolvido pela OURO BRANCO traz uma ótima precisão dimensional, facilitando o processo de montagem e de acabamento da construção.

PRINCIPAIS VANTAGENS

Resistência Mecânica

Do ponto de vista do comportamento estrutural, as vedações em alvenaria em blocos de gesso mostram resistência e rigidez superior que as construídas com blocos cerâmicos argamassados, correspondendo a um melhor comportamento no travamento as movimentações horizontais da estrutura. Um bloco comum de concreto possui resistência média de 2,4 MPa.O bloco de gesso fabricado pela OURO BRANCO possui resistência de 6,8MPa.

Resistência à Chamas

O material hidratado tem total resistência à propagação de chamas, inibindo o mesmo a transmitir alta caloria para o interior do ambiente e também explosões, o que é comum em construções com material convencional “cimento”.

Isolamento Acústico

O bloco estrutural de gesso OURO BRANCO apresenta elevado índice de redução sonora para principais freqüências de percepção humana. Com o bloco de 140 mm de espessura, por exemplo, é possível obter redução de até 50 decibéis para freqüências entre 500 a 800hz, o que impossibilitando quase que por completo a passagem de som ou ruído através das paredes.

Resistência à Água

A OURO BRANCO utiliza selantes e impermeabilizantes importados de alta qualidade na fabricação de seus Blocos de Gesso e isso faz com que eles tenham um desempenho extremamente superior ao bloco convencional na resistência à água, trazendo maior segurança e qualidade às suas construções.

Controle Térmico

Devido à alta proporção de macroporos e à estrutura de poros abertos, os blocos OURO BRANCO podem absorver uma grande quantidade de moléculas de água sem enxarcar. Sob condições climáticas variáveis, o bloco libera a umidade anteriormente absorvida. Isso regula eficazmente a temperatura ambiente dentro da construção. Os índices de humidade do ar são temperados o que torna a temperatura interna extremamente confortável.

Design e Precisão

Grande versatilidade no design da obra, e viabilidade na construção de paredes homogêneas e com alta precisão assimétrica. Os Blocos OURO BRANCO são fabricados individualmente e sob um processo detalhista e cuidadoso. O resultado disso é a possibilidade de construção de superfícies planas e niveladas, absolutamente lisas, que não são rebocadas, mas apenas suavizadas na área das juntas.

Produtividade

Os blocos OURO BRANCO são leves e de fácil manuseio. Além disso, seu sistema de encaixe reduz várias etapas da construção e elimina o desperdício de insumos durante a execução. Com a metodologia desenvolvida pela OURO BRANCO , é possível experimentar um maior dinamismo nas etapas e uma redução significativa no no cronograma geral da construção

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

Espessura do Bloco em mm

140

Dimensão em mm

200×500

Peso médio em kg de um bloco

9,4

Peso médio em kg/m²

94

Dureza-solidez superficial em shore C

≥65

Resistencia ao fogo grau corta-fogo

5h

Índice de redução acústica dB(A)

44

Resistencia térmica em ºC/W

0,32

Resistencia a flexão (Mpa)

3,2 – 4,1

Resistencia a compressão (Mpa)

6,2 – 8,7

Retomada em agua em peso após duas horas de imersão <7%

DOCUMENTOS E LAUDOS

Apresentação do Produto

Apresentação-OBC.pdf

Sistema Construtivo – Apresentação Técnica

Sistema-Construtivo.pdf

Laudo de Ensaio de Compressão

Service-Brochure.PDF

Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada (UFP)

Universidade-Federal-de-Pernambuco.pdf

Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Laudo Técnico)

ITEP-Laudo-Tecnico.pdf

Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Matéria)

Materia-ITEP.pdf

GALERIA DE FOTOS

GALERIA DE VÍDEOS

Processo de Fabricação

Assentamento de Blocos de Gesso

Teste de Absorção e Resistência à Água

Teste de Resistência Mecânica