Bloco de gesso é alternativa eficiente para paredes internas em edificações

Ao optar por este material, você investe em qualidade, resistência e conforto para seu espaço

 Em palestra realizada recentemente no Sinduscon – JP, a engenheira civil e consultora Ana Costa apresentou aspectos do Sistema Construtivo Superwall. Na oportunidade, técnicos ergueram uma parede para mostrar a rapidez e a limpeza na construção com gesso. Além de atender a Norma de Desempenho (NBR 15.575), permite a execução rápida, enxuta e econômica da obra.

 

Segundo a engenheira, o drywall utiliza cartões de gesso sustentados por uma estrutura metálica. Neste caso, o bloco de gesso se assemelha à alvenaria convencional, sendo tijolos substituídos pelos blocos e a argamassa pela cola, ambos produtos à base de gesso. “Fica uma alvenaria robusta, que se pode fazer qualquer coisa com ela, sem precisar de guia, nem da parte metálica para aguentar o peso”, valoriza.

 

Ainda de acordo com Ana, as principais vantagens do sistema são: ganho de resistência na parede em relação à compressão e tração na flexão; isolamento térmico incomparável; redução de resíduos que geram no processo construtivo, tendo o desperdício na faixa de 2%; redução do peso de carga e na estrutura da edificação, possibilitando economia de até às 17% na obra total.

 

“Em relação ao uso, como se parece com alvenaria, as pessoas não sentem diferença, por isso, podem colocar pregos ou fazer reparos”, explica engenheira.

 

A matéria prima é fornecida diretamente do Polo Gesseiro do Araripe, mais especificamente da cidade de Araripina, em Pernambuco. O produto é certificado por Documento de Avaliação Técnica (DATec), da Queiroz Galvão, atestando a legalidade do produto perante NBR (15.575).

 

O objetivo do evento promovido foi mostrar como o sistema, desenvolvido na Europa, encaixa-se nos parâmetros legais da construção civil. A intenção é acrescentar informações não somente para o público deste setor da Paraíba, mas de todo o Brasil, para que possam ter o conhecimento e usufruam dessa tecnologia nos seus trabalhos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *